Folheto: Programa de Liderança com Enfoque de Gênero para Jovens Indígenas
Escolha um idioma:
Escolha um idioma:
Recurso /

Folheto: Programa de Liderança com Enfoque de Gênero para Jovens Indígenas

Sobre o Programa

O Programa foi implementado no Equador e no Peru entre março de 2018 e junho de 2020, pela Hivos (coordenação geral), pela Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA) e pela Universidade Andina Equatoriana Simón Bolívar (UASB), a partir da contribuição financeira da Loteria Sueca (Swedish Postcode Foundation). O Programa foi executado no âmbito do programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA) com o objetivo de “fortalecer a capacidade de liderança de jovens indígenas amazônicos, homens e mulheres”.

Componentes do Programa

  1. Certificado de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (modalidade mista), oferecido pela UASB: Programa de treinamento com duração de 12 meses, organizado em estrutura acadêmica de pós-graduação, com foco na educação popular, oferecido na modalidade virtual e presencial. Os módulos de treinamento incluíram temas de Desenvolvimento, Igualdade e Sustentabilidade; SIG (Sistema de Informação Geográfica) e Cartografia; Biodiversidade; Mudanças Climáticas; Petróleo; Direitos dos Povos Indígenas; e Negociação.
  2. Oficinas de capacitação presencial, oferecidas pela COICA: Atividades realizadas em campo destinadas à aplicação prática da teoria recebida durante o Certificado, como cartografia e SIG, elaboração de mapas comunitários participativos, entre outros. 
  3. Aprendizagem social por meio de intercâmbios regionais e nacionais, coordenados e liderados pela Hivos: Oficinas participativas de capacitação de jovens por meio de intercâmbios presenciais, participação em eventos internacionais e encontros virtuais.

Este Programa foi direcionado a 44 jovens de comunidades indígenas da região amazônica do Equador e Peru, com idades entre 18 e 30 anos. Para garantir a integração deste programa com Todos os Olhos na Amazônia, foi considerada a participação de jovens de comunidades indígenas que se beneficiariam simultaneamente deste programa no Equador e no Peru. A equidade de gênero também foi priorizada e foi garantido que pelo menos 50% do total de alunos participantes fossem mulheres jovens.

Abaixo, algumas das lições aprendidas durante o programa (disponível em espanhol):

O programa impactou:

44 jovens indígenas do Equador e do Peru

24 nacionalidades e organizações indígenas

54,5% participantes mulheres

26,5 idade média dos participantes