Sobre a Plataforma de Aprendizagem Todos os Olhos na Amazônia
A Plataforma de Aprendizagem foi desenvolvida no âmbito do Programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA – mais informações abaixo), com o objetivo de promover a aprendizagem coletiva, através do compartilhamento de conhecimentos e habilidades; a participação ativa, fortalecendo a interação e comunicação entre os parceiros e aliados do Programa TOA; e a sustentabilidade e impacto das ações das organizações parceiras do Programa, gerando mais visibilidade, escalabilidade e apoio às iniciativas empreendidas por organizações amazônicas.
A Plataforma de Aprendizagem TOA foi idealizada pela Hivos em 2019, antes da pandemia de COVID-19. Com a chegada da pandemia e a partir de constantes interações com nossos parceiros e aliados, foi reforçada a necessidade de se ter um espaço virtual de intercâmbio de conhecimento e fortalecimento de habilidades.
A partir de então, a Hivos liderou o desenvolvimento colaborativo da Plataforma de Aprendizagem TOA a partir das contribuições dos principais parceiros do Programa, principalmente as organizações indígenas e locais da Amazônia do Brasil, Peru e Equador.
Nesse processo de construção participativa, os parceiros do Programa indicaram quais suas preferências e necessidades em relação a conteúdos temáticos, formatos e áreas de formação: a Plataforma de Aprendizagem reflete essas recomendações em um ambiente interativo e dinâmico, ao mesmo tempo que é adaptada às realidades amazônicas, priorizando conteúdos visuais, multicanais e o acesso através de celulares.
Os recursos disponibilizados na Plataforma de Aprendizagem representam tanto as aspirações dos nossos parceiros e aliados, quanto os conteúdos produzidos diretamente por suas organizações e comunidades. Assim, a Plataforma de Aprendizagem reúne diversos recursos colaborativos como séries de vídeos e podcasts, estudos de caso, biblioteca, ferramentas, iniciativas de mobilização, e informações sobre eventos de intercâmbio de conhecimentos. Além desses recursos voltados à aprendizagem orgânica, a Academia oferece a possibilidade de um ensino mais estruturado, através de cursos virtuais e culturalmente adaptados.
Acima de tudo, a Plataforma de Aprendizagem TOA busca ser um legado para o fortalecimento do movimento amazônico. Portanto, se trata de um espaço aberto e colaborativo, onde todas as organizações que trabalham pela proteção da floresta amazônica e dos direitos de seus habitantes estão convidadas a participar e contribuir com seus conhecimentos e experiências.
Navegue pela Plataforma para descobrir os diferentes meios pelos quais sua organização pode fazer parte dessa iniciativa!
Sobre o Programa Todos os Olhos na Amazônia
O Programa Todos os Olhos na Amazônia (TOA) visa impedir o desmatamento e degradação da floresta amazônica por meio da defesa dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais.
Desde 2018, o Programa TOA é implementado por uma coalizão liderada por Hivos e Greenpeace que reúne mais de 30 organizações locais e internacionais que trabalham nas áreas de tecnologia, Direitos Humanos e indígenas, conservação, transparência, incidência e aplicação da lei.
O Programa TOA é possível graças à contribuição da Loteria do Código Postal Nacional da Holanda, com contribuições anteriores da Fundação da Loteria Nacional do Código Postal da Suécia e da Loteria Nacional do Reino Unido (UK Postal Code Planet Trust).
Onde trabalhamos?
Trabalhamos na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, de imensurável valor cultural e ambiental para o planeta.
De forma articulada, o Programa TOA atua em nível regional e nacional em processos de defesa da Bacia Amazônica no Brasil, Equador e Peru, assim como em nível local em 8 territórios amazônicos ameaçados por violações de direitos.
Como trabalhamos?
Desde 2018, TOA implementa suas ações por meio de quatro linhas estratégicas:
1. Transparência Radical: Usamos tecnologias inovadoras para coletar evidências, monitorar e avaliar os níveis de desmatamento e as cadeias comerciais e financeiras que afetam as florestas e as populações locais.
2. Responsabilidade Total: Utilizamos dados no território e em grande escala para promover campanhas e promover o cumprimento da lei nos níveis local, nacional e internacional.
3. Soluções Duradouras: Desenvolvemos e aplicamos ferramentas e mecanismos para garantir os direitos das populações locais, defender os defensores do meio ambiente e reconhecer os direitos territoriais dos povos indígenas na Amazônia.
4. Articulação e Aprendizagem: Co-criamos condições para promover a aprendizagem coletiva, o intercâmbio e a criação de alianças e redes por meio da promoção da inovação social, da conscientização e da formação de capacidades comunitárias e organizacionais.
Além disso, geramos alianças com atores-chave para fortalecer as ações de nossos parceiros nas áreas de:
- Ações judiciais e litígios estratégicos
- Campanhas e mobilização social
- Educação intercultural
- Jornalismo de dados